Doenças Reumatológicas

O que é Reumatologia?

Reumatologia é a especialidade médica que estuda as doenças das articulações e dos tecidos que as cercam: ossos, músculos, tendões e ligamentos. São conhecidas 127 tipos diferentes de doenças reumatológicas.

Quando devo procurar um reumatologista?

Devem procurar o reumatologista pessoas que apresentem queixas de dor em ombros, joelhos, mãos, pés, quadril, cotovelos, coluna lombar, coluna cervical, distensão muscular, tendinites, bursites, assim como aqueles que tiverem lesões ligamentares, lesões de meniscos, Artrites, Osteoporose, Artrose, Gota e Fibromialgia.

A reumatologia também é responsável pelo tratamento de diversas patologias autoimunes como Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren, Esclerodermia, Miosites e Vasculites.

Como costuma ser a consulta com um reumatologista?

O Reumatologista é um médico que cuida de todos os aspectos clínicos e psicológicos que afetam os pacientes que apresentam dor crônica. Além de grande conhecimento técnico sobre as principais patologias, a relação humana médico-paciente é a principal arma para o adequado cuidado dos pacientes.

Os tratamentos realizados são baseados no uso de medicamentos, programas de exercícios, manejo da dor, infiltrações articulares e periarticulares, proteção das articulações, equilíbrio entre descanso e atividade, nutrição e cuidado dos problemas psicológicos como a ansiedade, o estresse, entre outros.

O reumatologista também pede ou realiza exames, quais os principais?

O reumatologista utiliza de diversos recursos laboratoriais para complementação do diagnóstico. Solicita-se estudos de raio-x, tomografias, ressonâncias, desintometria, cintilografia e exames especializados laboratoriais.

Como funciona o tratamento?
Nos últimos 20 anos, a reumatologia avançou a passos largos. Os medicamentos imunológicos são específicos para as doenças auto-imunes. Outros tratamentos para dores crônicas também tiveram novidades nos últimos anos. 

Fora isto permanece os medicamentos clássicos como os anti-inflamatórios, corticóides, drogas sintéticas entre outros.

Realizar Atividade física?


Atividade física vai ser especifica para cada caso de acordo com a gravidade, citemos os exemplos de hidroterapia personalizada, fisioterapia específica, pilates, hidroginástica e musculação com utilização de aparelhos terapêuticos.